quarta-feira, março 20, 2013

Reflexões sobre a qualidade de Vida



Hoje, ao sair do meu spot de fim de dia, onde vou quase todos dias, ouvi a seguinte frase:

"Mas melhoraste a tua qualidade de vida?", ao que a outra pessoa respondeu " - sim, já o sinto"
Eu não tinha nada a ver com a conversa, não conheço o seu início, desconheço o seu desfecho e também o seu contexto.

nada mais tenho a dizer: - esse é o caminho... Como diria o José Régio, não sei por onde vou, "sei (não ) que vou por aí".

Lembrei-me de uma conversa que tive no dia anterior com um amigo que, de repente, se transformou numa espécie de guru espiritual.

"A vida, amigos, a vida é para ser 5 estrelas em todo o momento! Com a idade que tenho, já não faço a coisa por menos."

Como se consegue isso? a viver dentro da nossa campânula (que este meu querido amigo chama de campana).

Há pessoas que entram na nossa vida, de tal forma, que parece que foram "ali metidas" para nos aproximarem de nós mesmos. Pessoas positivas, gosto de ouvir pessoas positivas, inspiram-me! Talvez porque vivamos bombardeados, de uma pressão obrigatória, que muitas vezes nos condiciona a olhar num caminho, pouco luminoso. Há pores do sol todos os dias e amanheceres, amanheceres maravilhosos, repletos de luz, cores e cheiros. Há bibliotecas cheias de livros, águas límpidas e azuis, ventos alísios carregados de humidade, terras longínquas que esperam por nós e tantos sorrisos cristalinos, isso, todos os dias! Praias de areia amarela, fina, delicada e pura! Aromas, ar fresco, Árvores, rocha nua. Raízes fortes que nos atam a pessoas e a sítios, essências puras, almas gémeas, sentimentos genuínos, sensações e sinestesias incomparáveis, que nos descobrem a cada curva das nossas vidas. Cadências musicais intensas, perfeitas. Por neste mundo vamos atando laços, construindo histórias e levando memórias que nos acompanharam quiçá, ao largo da nossa existência fugaz neste planeta, neste Universo, repleto de beleza.

Deixem-se maravilhar, tantas, tantas vezes, muitas, muitas vezes. Em demasia, maravilhem-se em demasia, como os loucos. E inspirem-se, inspirem-se, à bruta!

Uma coisa é certa, não sairemos daqui com vida, por isso, as minhas quartas têm sempre algo de especial, é uma espécie de ritual que mantenho há anos e sem o qual, as semanas parecem não poder passar... Talvez seja uma espécie de sanear o compartimento mental, de mim!

Às vezes é preciso dar o salto. Dar o salto, sem rede. Dar o salto ao desconhecido, aventurar-mo-nos verdadeiramente, na pura acepção da palavra. Com plena consciência das consequências, exacto, saltar em consciência, não há nada melhor na vida que ter consciência e querer dar o salto, fechar os olhos e - ao azul profundo!

E amanhã, amanhã é dia 21 de Março, dia Mundial da Poesia, da Árvore e da Floresta. As flores desfolham-se e nós vamos somando, Primaveras ao Outono da Vida.




1 comentário:

Ana e os Viraventos disse...

Não podia concordar mais! Como diria Fernando Pessoa: "Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível...". Um beijinho. Ana