domingo, julho 15, 2007

Blackle, Energy Saving Search


A ideia é simples, ecológica e eficaz!


Quando um monitor está todo branco (uma página como este Blog, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts.


Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.


Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano.


Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura do seu search engine chamada Blackle.com <http://blackle.com/> , que funciona como o original mas consome menos energia.


Só é necessário implementar a mudança para vencer a inércia mental do: Não sei, - Vai ao Google!, para o: Não sei - Vou ao Blackle!

Bem vindos ao dark side of Google!

(Está na altura de mudar o fundo ao Blog...)


1 comentário:

Stormy Mind disse...

Olá! Tomei conhecimento deste facto há umas semanas no Prova Oral, do Alvim. No entanto, depois de fazer umas pesquisa rápidas (com o Google original...), fiquei com algumas dúvidas acerca da natureza do Blackle. É que, conforme pode ser lido aqui, o Blackle não foi desenvolvido pelo Google, havendo inclusive outras alternativas, como esta, apesar de os resultados serem apresentados numa página com fundo branco...

E porque não mudar o fundo do google.com? Questões de imagem da empresa? É que eu, quanto às outras alternativas, tenho as minhas reservas, sobretudo em termos de privacidade e segurança.

Pela minha parte, enquanto estes aspectos não estiverem bem esclarecidos, vou poupando energia colocando o portátil a hibernar. Ah, e ao contrário do google.com, o meu blog tem fundo escuro! :P