domingo, julho 01, 2007

Assim um bocadinho mais que morno...




Deixem que vos conte um episódio que me aconteceu hoje de manhã, enquanto tentava desesperadamente beber um café que me mantivesse os olhos abertos perante as vozes monocódicas e comunicações de somenos interesse num simpósio onde marquei presença nos últimos dias...


Cheguei com um ligeiro atraso (o que não é meu hábito) mas como é domingo e o simpósio decorre de igual maneira, esteja ou não esteja eu presente... Deixei-me ficar mais meia hora a saborear os prazeres do descanso e do conforto da almofada.
Como já passava da hora, não tomei o pequeno almoço (o que é meu hábito) e comecei a correria que me levou ao anfiteatro onde decorria o simpósio: - Bom dia, bom dia, já começou à muito tempo?, entrei de fininho e sentei-me.
Ao fim de meia hora a bocejar, decidi sair de fininho em busca da tão desejada bebida com café, acompanhada de algo que me aconchegasse o estômago, para vencer a resistência ao domingo de manhã...

E agora começa o meu drama (porventura partilhado com muitos de vós), eu tenho o hábito de pedir galões ou meias de leite, bebidas muito populares no nosso país. São raros, raríssimos os cafés que servem galões e meias de leite a uma temperatura passível de ser consumida em menos de meia hora, ou seja, chegam-nos sempre à mesa terrivelmente escaldantes. Algumas vezes tenho o cuidado de pedir "morno" mas mesmo que se peça, quase nunca se pode sequer tocar no copo.

Hoje pedi 'uma meia de leite mas sem ser a escaldar', ao que a senhora me responde: "Compreendo, quer assim um bocadinho mais que morno."

Fiquei maravilhada, alguém sabia exactamente o que eu queria e conseguiu transpô-lo para palavras.

Na realidade a meia de leite estava no ponto. Nem escaldante, nem fria, estava óptima. De hoje em diante tentarei usar as sábias palavras da senhora do café: "sff, quero uma meia de leite, assim um bocadinho mais que morna. Obrigada."

1 comentário:

Rhiannon disse...

Voilà!!! Aprendi: "assim um bocadinho mais que morna."
É que, também eu, não aguento, quando a "morna" que peço,sai um pedação de quente. :)