segunda-feira, maio 14, 2007

“O que é a vida?”


"O físico Erwin Schroedinger sabia viver a vida... Ele foi um apreciador de sempre renovadas companhias femininas. Consta até que a descoberta da famosa equação que tem o seu nome foi efectuada após um fim de semana na montanha com uma das suas namoradas. Foi um momento alto da ciência: a equação de Schroedinger, que está na base da teoria quântica, contém, como já alguém disse, toda a química e quase toda a física.

Schroedinger ficou também conhecido por ter imaginado um gato meio vivo e meio morto. E como se explica um gato? Será a vida explicável pelas leis da química e da física? O próprio Schroedinger abordou o assunto em 1942 quando proferiu, em Dublin, uma série de conferências, mais tarde reunidas em livro sob o título “O que é a vida?”. A questão do título prolongava-se noutra: “Até que ponto a física e a química poderão explicar, no espaço e no tempo, os fenómenos que ocorrem dentro de um organismo vivo?”. A resposta deu-a logo a seguir: “A manifesta incapacidade da física e da química para explicar esses fenómenos não implica, de modo nenhum, que se possa pôr em dúvida que eles sejam demonstráveis por ambas as ciências”.

Tal resposta foi dada muito antes da descoberta da estrutura molecular do DNA efectuada em 1953 pelo físico Francis Crick e pelo biólogo James Watson. Ambos reconheceram a sua dívida para com o livro de Schroedinger, que tinha colocado a questão certa. Os desenvolvimentos espectaculares da bioquímica e da biofísica têm dado razão ao físico austríaco. A vida, que anima desde a bactéria Escherichia coli até ao Homo sapiens sapiens, passando pela mosca da fruta Drosophila melanogaster, não tem parado de revelar os seus mistérios aos cientistas, sabedores de química e de física, que se têm interrogado sobre ela... "
Crónica de Carlos Fiolhais no 'Sol': De Rerum Mundi




Parece incrível não existia o Schroedinger neste Blog!

1 comentário:

Ella_and_Louis disse...

Sem puxar a brasa à minha sardinha... por algum motivo a química e a fisíca estão na base da pirâmide da hierarquia das ciências. OkOk, a matemática é a base, depois a fisica, depois a quimica e depois a biologia.
Segundo se conta o Schroedinger nesse seu passeio pela montanha de tão absorvido que estáva ignorou a amante, de modo que a inspiração lhe veio daí.
Talvez se tivesse aproveitado... ainda se tivesse esperado mais uns tempinhos.
Baci,
ella