quarta-feira, fevereiro 28, 2007

sou de outra área...

Sem me dar conta descobri que iniciei há alguns anos um estilo de vida, chama-se: viver por objectivos! Às vezes, é preciso serem os outros a dizerem-nos que vivemos de determinada forma para pensarmos: pois, pois é, tens razão!...

Tenho objectivos de todas as naturezas, impulsionados por uma panóplia gigantesca de emoções.

Na segunda-feira passada, cumpri mais um desses objectivos e bati de frente com essa realidade que é a de descobrir que afinal gosto de arte! Gosto de visitar museus, gosto de pintura, e que afinal até nem sou tão desprovida de sentido artístico, como quero crer!

É certo que desde que me conheço que me "obrigam" a ver toneladas de quadros, esculturas, exposições, monumentos, é certo que desde que me conheço que os museus se me apresentam como uma obrigação cultural, mais como isso, que como um prazer.

Mas na segunda feira passada, descobri que afinal a Arte, também faz parte dos meus objectivos de vida. Descobri que cada quadro que desejo ver é também uma realização pessoal, um objectivo cumprido, um prazer satisfeito.

A verdade é que tanto me tentaram embeber o gosto pela arte que conseguiram! Embora só me tenha apercebido uns anos mais tarde de sair da alçada maternal...

Já cumpri vários desses objectivos prazerosos: os girassóis, as tentações e o Jardim das delícias, a Gioconda, a Vénus "do Nilo", ... e recentemente el Gernica, a persistência da memória e as esculturas do Miró.

Tenho o próximo objectivo delineado, um novo prazer por satisfazer, chama-se Gustav Klimt, e o que quero ver está em Viena, ou seja... próxima paragem: Viena!

Não possuo um profundo conhecimento sobre as correntes, os autores, contextos históricos, trajectos de vida de cada um, apenas me apaixono por alguns quadros e depois desse momento tento saber tudo o que posso sobre quem o pintou, se é que isso interessa alguma coisa comparado com a imobilidade de ficar petrificada delante do quadro.

Não gosto de tudo, mas há coisas que me fazem chorar!


...da Poesia,
assim como da Arte,
apenas sei o que SINTO!

5 comentários:

Crix disse...

É por isso que eu gosto tanto de ti... e um beijinho para a tua alçada

Mila disse...

Já há muito tempo que por aqui ando e hoje foi o dia de me apresentar.
Como sei o que isto quer dizer "só me tenha apercebido uns anos mais tarde de sair da alçada maternal..."
é assim mesmo, os objectivos nem sempre se conjungam- é ciclico-a velha luta pais / filhos.
Essa de escolher obras de arte para ver em Viena não é mal pensado.É para cumprir outro objectivo- viajar ...

tiagwho disse...

Também sou desses que foram "arrastados" por esses museus e galerias do mundo. E adoro também.
Mas melhor do que veres os quadros de uma vida, só mesmo quando vais ver esses e encontras aquele quadro que está num canto, com menos luz q os outros e são as obras-primas para toda a vida.

Beijinho

Profundezas disse...

Bons olhos o vejam por este Blog, Kalash amigo, arrastado pelos museus e galerias do mundo... Também já andamos em "visitas cirurgicas" pela National Art Gallery e por muitos outros lugares... a nossa sensibilidade artística "parece-se" somos de outras áreas, das ciências deus meu das ciências!!! ehehe, Um abraço.

Rosa disse...

Bem, cá vai um comentário da "alçada". ´
É bom saber que vale a pena ir, falar, mostrar e, às vezes, insistir, para que o "bichinho" do gosto, do prazer, ...fique ancorado à espera de melhores dias. E quando esses dias chegam é um deslumbramento.

Beijos carregadinhos de calor

Rosa