quinta-feira, outubro 12, 2017

Tchaikovsky - Violin Concerto






Dai-me a casa vazia e simples onde a luz é preciosa. Dai-me a beleza intensa e nua do que é frugal. Quero comer devagar e gravemente como aquele que sabe o contorno carnudo e o peso grave das coisas.
Não quero possuir a terra mas ser um com ela. Não quero possuir nem dominar porque quero ser: esta é a necessidade.
Com veemência e fúria defendo a fidelidade ao estar terrestre. O mundo do ter perturba e paralisa e desvia em seus circuitos o estar, o viver, o ser. Dai-me a claridade daquilo que é exatamente o necessário. Dai-me a limpeza de que não haja lucro. Que a vida seja limpa de todo o luxo e de todo o lixo. Chegou o tempo da nova aliança com a vida.

- Sophia de Mello Breyner Andresen,
"inédito" - sem data.


... há uns anos (uns quantos, para ser mais precisa) e na eminencia de uma viagem para um destes sítios longínquos, vi o filme "O Concerto" de Radu Mihăileanu, curiosas idiossincrasias da vida... Foi desta forma que o concerto de Tchaikovsky para violino entrou de rompante na minha vida. A minha pergunta é simples: pode alguém ouvir isto sem se arrepiar até às escondidas entranhas da alma sem encharcar os olhos de emoção?

Sem comentários: