domingo, novembro 16, 2014

O Senhor Marquês

Lembro-me de uma noite chuvosa em que depois de sair de uma peça da Pina Baush no São Luiz, me abrem a porta do palácio e me dizem: - Boa noite menina, o Senhor Marquês está à sua espera!
O jantar já estava frio, o bailado tinha durado mais de 3 horas, contudo tiveram a delicadeza de esperar por mim à mesa para a sobremesa e de se desculparem por terem começado antes. A televisão estava acessa e contrastava escandalosamente com o aspecto museológico da sala, onde, apesar disso, me sentia um bocadinho em casa. Era noite de resultados eleitorais e a direita tinha ganho. Enquanto me sentava apressadamente à mesa, perguntei pelo resultado e a resposta foi imediata: - Um desastre! Seguindo-se um curto momento de silêncio: - Bom, para mim um desastre, para si não sei! 
Terminado o jantar, seguimos para a preparação e encadeamento de sonetos de Camões que diríamos dentro de uma semana, numa das tertúlias do Palácio de Fronteira.


Hoje soube que o Fernando Mascarenhas nos deixou, notícia que me impactou imenso. 

Expresso o meu mais profundo pesar.

Sem comentários: