Pois é, subscrevi uma mailing list e enviaram-me as regras de Netiqueta!
Etiqueta para internet. Gostei, é preciso cultivar os valores da educação nos novos meios!
Netiqueta: regras de etiqueta para a Internet
O conceito de netiquette pode ser compreendido tomando o sentido da palavra ao pé-da-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em outros grupos sociais, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao interagir com outras pessoas de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.
Buscando minimizar os erros de iniciantes e orientar os mais experientes a ajudá-los, algumas regras de conduta foram estabelecidas e são consensuais na comunidade de usuários como princípios de bom comportamento no ciberespaço. O conhecimento dessas regras é altamente recomendado a usuários que buscam praticar a comunicação mais apropriada na rede, via email e listas de discussão.
Buscando minimizar os erros de iniciantes e orientar os mais experientes a ajudá-los, algumas regras de conduta foram estabelecidas e são consensuais na comunidade de usuários como princípios de bom comportamento no ciberespaço. O conhecimento dessas regras é altamente recomendado a usuários que buscam praticar a comunicação mais apropriada na rede, via email e listas de discussão.
Netiqueta em e-mail
- não usar acentuação (ou caracteres não-ASCII em geral) a não ser que os programas de correio de, ambos remetente e destinatário, possibilitem esse recurso. Ao enviar mensagens é preciso sempre ter a certeza que o destinatário irá visualizá-las corretamente.
- evitar linhas maiores que 70 caracteres.
- no uso de email é comum o uso de abreviaturas e simbolos gráficos denominados "smileys", indicando expressões faciais.
Algumas abreviaturas e smileys mais conhecidos são:
Abreviaturas:
FAQ - frequent ask questions (perguntas feitas frequentemente)
BTW - by the way (a propósito)
IMHO - in my humble opinion (na minha humilde opinião)
AFAIK - as far as I know (até onde eu sei)
FYI - for your information (para sua informação)
Smileys:
:-) sorrindo
:-( tristonho
:-* beijo
;-) piscando
:- - sem expressão
:'-( - chorando
:-) sorrindo
:-( tristonho
:-* beijo
;-) piscando
:- - sem expressão
:'-( - chorando
- não enviar mensagens de conteúdo publicitário: propaganda, ordens de compra, factura, etc.; a menos que seja solicitado. O envio de mensagens desse tipo denomina-se spam e é fortemente repudiado por usuários.
- não enviar mensagens muito grandes. É preferível enviar várias mensagens curtas sobre um mesmo assunto do que uma muito longa.
- sempre incluir o título da mensagem e usar um título que descreva bem o tema da mensagem.
certificar-se se o endereço do destinatário está correcto.
certificar-se se o endereço do destinatário está correcto.
- com relação ao texto: a 'elegância', assim como ortografia e gramática correctas, são importantes. É adequado separar os parágrafos com linhas e evitar o uso de acrónimos.
- com relação ao conteúdo: evitar afirmações que possam ser interpretadas como posição oficial de sua organização ou instituição; atenção ao expressar sarcasmo ou sátira; usar linguagem clara e concisa, mas cuidado: às vezes uma resposta muito concisa pode ser considerada rude, por exemplo, responder com uma única frase à pergunta que alguém lhe colocou, pode fazer com que a pessoa pense que foi inconveniente.
Enfim: usar o bom senso. Uma boa regra é nunca enviar nada que não possa ver publicado num jornal importante.
- nunca criticar ou ridicularizar opiniões alheias. Cuidado ao enviar informações pessoais sobre si e sobre outros. Na internet, somos conhecidos pelo 'que' escrevemos e 'como' escrevemos.
- atentar para copyrights e licenças e citar sempre as referências apropriadas.
- são inaceitáveis manifestações de preconceito, racismo, hostilidade, obscenidade e proselitismo político e religioso.
- cuidado ao abrir arquivos executáveis (programas) anexados a mensagens. Utilizar o anti-vírus antes de executar o arquivo.
Netiqueta em newsgroups e listas
- ao aderir a uma lista, ou newsgroup, é aconselhável ler as mensagens durante algum tempo para ver qual o género das discussões e quais os tópicos considerados no tema.
- ler FAQ's ou directrizes da lista, ou newsgroup, antes de participar.
- eventualmente, listas possuem moderadores que estabelecem as instruções para participação.
só enviar mensagens de interesse ao tema da lista.
só enviar mensagens de interesse ao tema da lista.
- ler os follow-ups, e não repetir o que já foi dito anteriormente.
- ao colocar uma questão num grupo, sugerir para que respostas sejam enviadas somente para o solicitante. O solicitante deve enviar, posteriormente, um resumo das respostas ao grupo.
- não esquecer de mencionar o nome do autor e data do envio da mensagem ao copiar o trecho de uma mensagem.
- enviar respostas individuais somente ao destinatário e não ao endereço da lista.
- inserir assinatura em cada mensagem. A assinatura pode ser apenas uma linha, com nome, endereço eletrónico, instituição e país.
Netiqueta para moderadores
- estabelecer e divulgar as informações para participação na lista.
- divulgar, em períodos regulares, as normas de etiqueta para o envio de mensagens/artigos.
estabelecer as diretrizes de ação para casos de situações especiais, principalmente para atos ilegais ou impróprios.
estabelecer as diretrizes de ação para casos de situações especiais, principalmente para atos ilegais ou impróprios.
- responder a solicitações em tempo hábil - 24 horas.
- manter usuários informados sobre qualquer falha no servidor ou erro de comunicação.
- manter as listas ativas e bem atualizadas, enviando mensagens com determinada frequência.
- Em caso de ausência, designar um moderador substituto.
Referências:
The Netiquette Homepage - http://www.albion.com/netiquette/index.html
RFC 1855: Netiquette Guidelines - http://www.ietf.rnp.br/ftp/rfc/rfc1855.txt
Sem comentários:
Enviar um comentário