terça-feira, dezembro 25, 2007

Netiquette

Pois é, subscrevi uma mailing list e enviaram-me as regras de Netiqueta!

Etiqueta para internet. Gostei, é preciso cultivar os valores da educação nos novos meios!





Netiqueta: regras de etiqueta para a Internet

O conceito de netiquette pode ser compreendido tomando o sentido da palavra ao pé-da-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em outros grupos sociais, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao interagir com outras pessoas de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.

Buscando minimizar os erros de iniciantes e orientar os mais experientes a ajudá-los, algumas regras de conduta foram estabelecidas e são consensuais na comunidade de usuários como princípios de bom comportamento no ciberespaço. O conhecimento dessas regras é altamente recomendado a usuários que buscam praticar a comunicação mais apropriada na rede, via email e listas de discussão.

Netiqueta em e-mail

- não usar textos escritos em letras maiúsculas. As letras maiúsculas geralmente são usadas para expressar 'grito' ou 'voz alta'.
- não usar acentuação (ou caracteres não-ASCII em geral) a não ser que os programas de correio de, ambos remetente e destinatário, possibilitem esse recurso. Ao enviar mensagens é preciso sempre ter a certeza que o destinatário irá visualizá-las corretamente.
- evitar linhas maiores que 70 caracteres.
- no uso de email é comum o uso de abreviaturas e simbolos gráficos denominados "smileys", indicando expressões faciais.

Algumas abreviaturas e smileys mais conhecidos são:

Abreviaturas:
FAQ - frequent ask questions (perguntas feitas frequentemente)
BTW - by the way (a propósito)
IMHO - in my humble opinion (na minha humilde opinião)
AFAIK - as far as I know (até onde eu sei)
FYI - for your information (para sua informação)

Smileys:
:-) sorrindo
:-( tristonho
:-* beijo
;-) piscando
:- - sem expressão
:'-( - chorando

- não enviar mensagens de conteúdo publicitário: propaganda, ordens de compra, factura, etc.; a menos que seja solicitado. O envio de mensagens desse tipo denomina-se spam e é fortemente repudiado por usuários.
- não enviar mensagens muito grandes. É preferível enviar várias mensagens curtas sobre um mesmo assunto do que uma muito longa.
- sempre incluir o título da mensagem e usar um título que descreva bem o tema da mensagem.
certificar-se se o endereço do destinatário está correcto.
- com relação ao texto: a 'elegância', assim como ortografia e gramática correctas, são importantes. É adequado separar os parágrafos com linhas e evitar o uso de acrónimos.
- com relação ao conteúdo: evitar afirmações que possam ser interpretadas como posição oficial de sua organização ou instituição; atenção ao expressar sarcasmo ou sátira; usar linguagem clara e concisa, mas cuidado: às vezes uma resposta muito concisa pode ser considerada rude, por exemplo, responder com uma única frase à pergunta que alguém lhe colocou, pode fazer com que a pessoa pense que foi inconveniente.
Enfim: usar o bom senso. Uma boa regra é nunca enviar nada que não possa ver publicado num jornal importante.
- nunca criticar ou ridicularizar opiniões alheias. Cuidado ao enviar informações pessoais sobre si e sobre outros. Na internet, somos conhecidos pelo 'que' escrevemos e 'como' escrevemos.
- atentar para copyrights e licenças e citar sempre as referências apropriadas.
- são inaceitáveis manifestações de preconceito, racismo, hostilidade, obscenidade e proselitismo político e religioso.
- cuidado ao abrir arquivos executáveis (programas) anexados a mensagens. Utilizar o anti-vírus antes de executar o arquivo.
Netiqueta em newsgroups e listas

- ao aderir a uma lista, ou newsgroup, é aconselhável ler as mensagens durante algum tempo para ver qual o género das discussões e quais os tópicos considerados no tema.
- ler FAQ's ou directrizes da lista, ou newsgroup, antes de participar.
- eventualmente, listas possuem moderadores que estabelecem as instruções para participação.
só enviar mensagens de interesse ao tema da lista.
- ler os follow-ups, e não repetir o que já foi dito anteriormente.
- ao colocar uma questão num grupo, sugerir para que respostas sejam enviadas somente para o solicitante. O solicitante deve enviar, posteriormente, um resumo das respostas ao grupo.
- não esquecer de mencionar o nome do autor e data do envio da mensagem ao copiar o trecho de uma mensagem.
- enviar respostas individuais somente ao destinatário e não ao endereço da lista.
- inserir assinatura em cada mensagem. A assinatura pode ser apenas uma linha, com nome, endereço eletrónico, instituição e país.


Netiqueta para moderadores

- providenciar uma mensagem de boas-vindas para novos inscritos, com as devidas informações sobre inscrição e saída da lista.
- estabelecer e divulgar as informações para participação na lista.
- divulgar, em períodos regulares, as normas de etiqueta para o envio de mensagens/artigos.
estabelecer as diretrizes de ação para casos de situações especiais, principalmente para atos ilegais ou impróprios.
- responder a solicitações em tempo hábil - 24 horas.
- manter usuários informados sobre qualquer falha no servidor ou erro de comunicação.
- manter as listas ativas e bem atualizadas, enviando mensagens com determinada frequência.
- Em caso de ausência, designar um moderador substituto.


Referências:
The Netiquette Homepage - http://www.albion.com/netiquette/index.html
RFC 1855: Netiquette Guidelines - http://www.ietf.rnp.br/ftp/rfc/rfc1855.txt

Sem comentários: