segunda-feira, maio 07, 2007

Obrigada.

"Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram no passado fim-de-semana um total de 1.322 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 883 superfícies comerciais das zonas de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Abrantes, S. Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve e Portalegre.

A quantidade recolhida nesta campanha representa um acréscimo de 13,8% em relação a Maio de 2006.

O lema desta campanha "são os pequenos gestos que fazem os grandes heróis" pretendeu render homenagem aos milhares de cidadãos que ajudam os Bancos Alimentares a fazer chegar alimentos a milhares de pessoas durante o ano inteiro, tanto na qualidade de voluntários, colaborando com dedicação, trabalho e tempo, como na de doadores, contribuindo generosamente com alimentos.

Mais de 16 mil voluntários devidamente formados, receberam, transportaram, triaram e arrumaram os géneros alimentares doados. Estes serão entregues pelos Bancos Alimentares das diversas regiões onde foram recolhidos a um total de 1.380 Instituições de Solidariedade Social, que por sua vez os distribuirão a mais de 210 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.

As campanhas são extraordinárias cadeias de solidariedade onde cada elo - pessoas que colocam os seus donativos nos sacos do Banco Alimentar, voluntários que dão o seu tempo e trabalho e empresas que garantem seguros, transportes, refeições, segurança, limpeza - é indispensável e igualmente importante.
As carências alimentares com que se debatem inúmeros portugueses, um fenómeno típico das grandes aglomerações urbanas, que tem tendência a agravar-se em períodos de abrandamento da actividade económica, podem ser eficazmente minoradas com o contributo individual - por pequeno que seja - de cada um de nós.

A actividade dos Bancos Alimentares Contra a Fome prolonga-se ao longo de todo o ano. Para além das campanhas de recolha de géneros alimentares, organizadas duas vezes por ano em grandes superfícies comerciais, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolhem doações regulares de géneros alimentares efectuadas pelas empresas, correspondendo, em regra, a excedentes de produção dos sectores agrícola, industrial e comercial ligados ao ramo alimentar que, de outro modo, teriam como destino a destruição. Estes excedentes são recolhidos localmente e a nível nacional no estrito respeito pelas normas de higiene e de segurança alimentar.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome distribuem os géneros alimentares recorrendo a Instituições de Solidariedade Social por si certificadas como estando em condições de avaliarem in loco a real situação de carência alimentar das pessoas objecto da sua assistência e de lhes darem o destino adequado. Deste modo, para além de combaterem de forma eficaz as carências alimentares, os Bancos Alimentares Contra a Fome lutam contra a prática do desperdício que caracteriza as sociedades actuais.

Em 2006, os dez Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 18 400 toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 24,3 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 72 toneladas por dia útil.
O Banco Alimentar do Oeste angariou 51 toneladas de produtos campanha de recolha de 5 e 6 de Maio de 2007

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste foram angariadas 51 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha. Os bens alimentares serão distribuídos localmente, já a partir da próxima semana, a 3.200 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 22 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco.

A campanha mobilizou cerca de 900 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 43 supermercados onde foi organizada a recolha. "




Sem comentários: