sábado, junho 10, 2006

O Portuguezinho e a teoria do Sacaninha


Caros amigos,
Vivemos no país dos sacaninhas, o país do Portuguezinho, o chamado chico-esperto que sabe tudo e passa a perna em todos! (ou pensa que passa, porque no fim acaba por enfiar o típico barrete Português da parvoice e do ridículo)!
Na realidade, no nosso país, não temos nenhum sacana de verdade, ou seja, não temos o verdadeiro sacana pesado de acordo com os padrões europeus. Até na sacanice ficamos bastante atrás de nuestros hermanos.
Nós não gostamos de coisas em grande, nós somos de um país pequenino, onde o sacaninha do vizinho sorri, e sempre que pode, aproveita para lhe espetar uma facazinha nas costas, sim porque isto do espetar a real facada é só para sacanas de verdade. Há que ir espetando facazinhas para depois se poder dizer: "ah pah, isso não foi nada, está tudo lá tão atrás, já nem me lembro, isso não é nada ao pé da grande amizade que temos, afinal vivemos aqui ao lado, um do outro, há tantos anos, não é verdade"!
Aquele sacaninha que não é capaz de te dar um empurrão a sério, mas que levanta as pedras da calçada e te distrai na conversa, para que tu tropeces. E que ainda te ajuda a levantar do chão, porque é teu amiguinho...
Mas será que não há nada neste país, sem o sufixo-zinho? Será que não sacanas de verdade, capazes de se assumir a si mesmos como sacanas e comportarem-se como tal? Sacanas a sério!
Esses ainda se podem respeitar, agora o sacaninha... poupem-me a paciência e a inteligência!

1 comentário:

alda disse...

Qêm o foi o sacaninha do autor, que não sabe respeitar as diferenças e os ideais de cada pessoa?
Tenham dó