segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Cansaço

O cansaço às voltas

O cansaço às voltas...
Já me esqueci da medida do meu desespero. Há anos atrás.
A minha ilusão era tão grande quando eu era pequenina.

O cansaço às voltas.
À volta dos olhos, da boca, dos dedos.

Não vêem?. Não! Vocês não vêem nada!

Mas eu acordo de 5 em 5 minutos para ver se estou a dormir.
Que voltas se lhe pode dar a esta coisa chamada, espera?

Como vocês me aborrecem.
Como eu me aborreço.

Vejo o cansaço como se não fizesse parte de mim.
Espero a cada manhã que o espelho se alise e eu volte a ser menina.

E se eu quisesse e se eu ainda pudesse.
E se eu pudesse e se eu ainda quisesse.

E se eu ainda vos amasse.

A diferença de cada dia não passa de uma banalidade distorcida.
E esta música não passa de uma hipocrisia.

Estranho tudo, porque espero tudo!
Luto por tudo, porque tudo me pesa!

Tu, que olhas e não me vês, pesas-me.
Tu, que falas comigo mas não ouves, pesas-me.
Trago-me de rastos.

Escoou-me por entre as frestas.
Perco-me entre os dedos das mãos.
Não consigo ver o fim do meu princípio.
Não me consigo ver. Sim, sou apenas cansaço.

E se eu quisesse e Se eu ainda pudesse.
E se eu ainda vos amasse.
Sou tão pequena e breve e louca.
Uma voz que mal se ouve ao anoitecer.

Tenho saudades, mas não sei de quem.

Se tardas, será tarde.
Demasiado tarde.

Quando vieres, não batas à porta.
Entra. Entra, como se a eternidade viesse do passado.


Olga Roriz
quatro de dezembro 2000

Sem comentários: